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Emitir Nota Fiscal MEI: como uma contabilidade pode ajudar

A emissão de Nota Fiscal (NF) é um passo muito importante para qualquer empresário que deseja estar em dia com suas obrigações com o Fisco, e ter a sua saúde financeira garantida. 

A nota fiscal é um importante documento que certifica a credibilidade e segurança das vendas da empresa. Assim, é preciso conhecê-la para evitar algumas dores de cabeça. 

Isso porque, erros em sua emissão podem ser burocráticos para resolver, podendo acarretar até mesmo em prejuízos financeiros para o negócio. 

É comum acharmos que apenas empresas médias e grandes precisam fazer a emissão desse documento. No entanto, o Microempreendedor Individual (MEI) também precisa fazer a emissão de NF.

Por essa razão, preparamos esse texto para que você entenda como emitir Nota Fiscal MEI  e não erre nesse processo importante para o seu negócio. 

Tenha uma boa leitura!

O que é MEI?

Antes de entender como emitir Nota Fiscal MEI, é preciso conhecer mais a respeito dessa importante natureza jurídica brasileira. 

MEI, é uma sigla para Microempreendedor Individual, essa foi um tipo societário criado em 2009 com objetivo de formalizar pequenos empresários e profissionais autônomos. 

Instituído pela Lei Complementar nº 128, ele simplificou a legislação para que esses profissionais pudessem abrir sua empresa de forma simples, rápida e barata. Ao se cadastrar como MEI o empresário tem muitos benefícios, como:

  • CNPJ próprio;
  • Aposentadoria;
  • Auxílio doença;
  • Licença maternidade;
  • Direito à contratação de funcionário em regime CLT;
  • Emissão de NF;
  • Recolhimento de impostos.

No entanto, sua maior vantagem é o pagamento de tributos unificado por meio do Documento de Arrecadação do Simples (DAS). Mas afinal, é obrigatório emitir Nota Fiscal MEI? Confira abaixo. 

MEI precisa emitir nota fiscal? 

A emissão de notas fiscais é obrigatória para praticamente todos os tipos e portes de empresas no Brasil. No entanto, quando se trata do Microempreendedor Individual esse processo é diferente. 

Quando esse tipo de empresa realiza uma venda, seja de produtos, ou serviços para pessoas físicas, não é obrigatório emitir nota fiscal MEI.

Porém, quando se trata de venda para pessoas jurídicas é obrigatório emitir esse documento. 

Apesar disso, é preciso entender que mesmo não sendo obrigatório em todos os casos, é extremamente recomendado emitir nota fiscal MEI em todas as situações possíveis.

Isso porque, a emissão de NF MEI traz mais credibilidade para o negócio, uma vez que ele é um documento que certifica a procedência dos produtos, além de garantir direitos aos consumidores como o de troca ou devolução. 

Mas afinal, como emitir nota fiscal MEI? Veja a seguir. 

Vem entender o passo a passo: Emitir Nota Fiscal MEI: conheça o passo a passo e como uma Contabilidade pode ajudar

Como emitir nota fiscal MEI?

Assim, nesse ponto do artigo você já pode estar se perguntando: como emitir nota fiscal MEI? Veja a seguir os principais passos para a emissão desse documento. 

Obtenção certificado digital

Antes de tudo, é preciso de um certificado digital. Essa é uma assinatura digital que funciona como uma identidade para a empresa. 

Esse documento, irá garantir que todas as informações presentes na sua nota são verdadeiras. Isso traz mais segurança para o cliente. 

Registro nos órgãos reguladores

Com o certificado digital em mãos, você deverá fazer uma inscrição nos órgãos responsáveis pela emissão de notas fiscais:

  • Para NF de produtos: a inscrição deve ser feita na Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu Estado;
  • Para NF de serviços: na prefeitura do seu município de origem. 

A inscrição é gratuita, e logo após o registro você poderá começar a emitir nota fiscal MEI

Vale ressaltar, que o processo de emissão de nota fiscal de serviço para MEI, nem sempre é obrigatório a obtenção do certificado digital, isso varia de acordo com a legislação da prefeitura, algumas permitem a emissão apenas com um cadastro de e-mail e senha. 

Por essa razão, vale ressaltar a importância de uma contabilidade de confiança nesse processo, a empresa contábil possui a expertise para entender a legislação e indicar qual o processo que deve ser tomado. 

https://tcmcontabilidade.com.br/contato/

Como uma contabilidade ajuda com a emissão de nota fiscal MEI?

Agora que você já sabe como emitir nota fiscal MEI, saiba que esse importante processo para a gestão de uma empresa não necessita ser feito sozinho. Você pode sempre contar com uma empresa de contabilidade de confiança para te ajudar. 

A contabilidade é importante nesse processo não apenas para ajudar com os trâmites burocráticos para a emissão de sua nota fiscal. Mas também para ajudar com toda a apuração de impostos necessárias para emissão desse documento. 

Além disso, uma empresa contábil te dá o suporte na sua gestão empresarial de maneira geral. Garantindo a sustentabilidade e saúde financeira do seu empreendimento.

Agora que você já sabe como emitir Nota Fiscal MEI, conte com o suporte da TCM Contabilidade para isso!

Com mais de 25 anos de experiência, possuímos a expertise necessária para oferecer ao seu negócio soluções práticas e rápidas para melhorar os seus resultados. 

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