legalizar-empresa-vendas-marketplace

Como legalizar sua empresa para vender em marketplace

Cada vez mais os negócios digitais ganham espaço no mercado. Para se ter uma ideia, segundo dados do índice MCC-ENET, em 2021 houve um aumento de 40% das compras neste modelo. 

Essa transformação estava acontecendo em um processo lento. No entanto, a pandemia fez com que tudo isso fosse potencializado. Logo, esse mercado ainda continua em uma crescente mesmo após o retorno físico das lojas. 

A principal razão para isso, é a facilidade e praticidade que esse tipo de compra traz. Com isso, uma boa opção para quem deseja empreender é vender em marketplace

Esses novos formatos trouxeram a desburocratização das vendas, o que facilitou que micros e pequenos empreendedores conseguissem alcançar boas vendas. 

Mas afinal, como vender em marketplace? Para sanar essa dúvida e ensinar como legalizar sua empresa para esse fim, preparamos esse artigo para você. 

Tenha uma boa leitura!

O que é marketplace?

Antes de saber como vender em marketplace, antes é preciso saber como funciona esse tipo de plataforma digital.

Um marketplace nada mais é do que uma plataforma intermediária entre o consumidor e o empresário. Nesse caso, ela oferece uma estrutura para que donos de empresas divulguem e vendem os seus produtos. 

Esse é um processo extremamente vantajoso visto que, os consumidores têm acesso a uma grande diversidade de produtos em um lugar. 

E os empresários conseguem uma plataforma de divulgação com um baixo custo de manutenção e divulgação. Além disso, muitos marketplaces oferecem serviços de entrega, o que facilita ainda mais o processo de venda.

Mas afinal, como vender em marketplace? Veja a seguir. 

Continue a leitura: Contabilidade para Negócios Digitais em Ponta Grossa-PR: conheça as soluções da TCM Contabilidade para sua empresa.

Como legalizar para vender em marketplace?

O processo de legalização para vender em marketplace é muito importante para que a empresa consiga estar em dia com todas as suas obrigações. 

Por isso, é preciso prestar atenção em todos os processos burocráticos para que tudo esteja nos conformes da lei. 

Uma dica importante é ter ao seu lado, uma empresa de contabilidade ao seu lado para te ajudar com a legalização para que você consiga vender em marketplace, mas em outros processos, como: 

Uma contabilidade também te ajudará com todos os processos burocráticos. Por isso, veja a seguir como legalizar a sua empresa, que de maneira geral não se diferencia da abertura de outros tipos de empresa.

Escolha da Natureza Jurídica

O primeiro passo para legalizar a empresa para vender em marketplace é escolher a sua natureza jurídica. 

A natureza jurídica define todos os direitos, deveres e exigências que a empresa e os empresários devem cumprir para estar em conformidade com a legislação. 

Para quem deseja abrir empresa para vender online, existem algumas boas opções de tipo societário, como:

  • Microempresário Individual;
  • Sociedade Limitada;
  • Empresário Individual;
  • Sociedade Limitada Unipessoal. 

O contador será fundamental para fazer as análises necessárias para escolher a melhor opção.

Elaboração do contrato social

O contrato social é a certidão de nascimento da empresa. Esse é um documento obrigatório que deve conter todas as informações do negócio, e é necessário para que a empresa consiga fazer diversos registros. 

Nele deve constar:

  • Dados dos sócios;
  • Dados da empresa;
  • Capital Social da sociedade;
  • Participação dos sócios;
  • Direitos e obrigações dos sócios;
  • O responsável pela administração;
  • Cláusulas importantes para os donos da empresa.

Após elaborado, ele deverá ser entregue para para avaliação da Junta Comercial. Com o aval da Junta, você poderá partir para o próximo passo da legalização que é a emissão de CNPJ.

Emissão de CNPJ

O CNPJ será o número que certificará que a sua empresa exista. Com ele, você pode emitir notas fiscais, abrir contas bancárias e pagar impostos. 

Além disso, ele também é importante para identificar a sua organização na justiça. 

Escolha do Regime Tributário

Além disso, um dos últimos passos para abrir um negócio para vender seus produtos digitalmente, é escolher um regime tributário. 

Essa escolha é uma das que mais impacta a saúde financeira da empresa. O regime determina como é feito o recolhimento de tributos da empresa. 

Assim, o enquadramento tributário incorreto, faz com que você pague mais impostos que o necessário. Por essa razão, será preciso escolher entre os três regimes tributários existente no país: 

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

Inscrição Estadual

Além disso, outro passo muito importante para o processo de legalização para vender em marketplaces é a inscrição estadual necessária para a emissão de notas fiscais. 

A Nota Fiscal, além de ser um documento obrigatório para vendas de produtos, também serve para garantir direitos fundamentais ao consumidor. Como o direito a troca e reembolso de produtos. 

Ao realizar todos esses processos, você terá uma empresa legalizada e apta para vender nos diversos marketplaces disponíveis. Se você deseja que todos os procedimentos para abertura de empresa sejam feitos de modo assertivo, conte com o suporte de uma contabilidade de confiança. 

https://tcmcontabilidade.com.br/contato/

Conheça a TCM Contabilidade!

Agora que você já conhece os processos necessários para abrir uma empresa e vender em marketplace, conte com o suporte da TCM Contabilidade para isso! 

Com mais de 27 anos de experiência no mercado. Oferecemos serviços contábeis com excelência. Além disso, estamos sempre em busca de aprimoramento por meio de uma educação continuada. 

Em toda nossa história mais de 1000 empresas foram ajudadas por nossos serviços. 

Entre em contato e conheça nossas soluções! Se gostou do conteúdo, acesse nosso blog e redes sociais para mais informações.

Leia mais: Emitir Nota Fiscal MEI: como uma contabilidade pode ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *